Gestão
Escolar e Tecnologias
Gestão
de Tecnologias na Escola
ALMEIDA,
M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos,
outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002. Disponível em:
<http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1135>
Resumo:
É
apresentada no texto a importância da tecnologia no ambiente escolar.
Inicialmente essa tecnologia era usada apenas a nível administrativo, de modo a
organizar o fluxo de alunos, demanda de vagas e tudo que se referia à vida
escolar do aluno. Depois foi expandido para a área que pedagógica. Alguns
educadores passaram a utilizar a tecnologia em suas aulas, porém sem um gancho
com os conteúdos ministrados, limitando-se a visitas ao laboratório de
informática, muitas vezes sob a tutela de outro profissional responsável pelo
laboratório, se tornando uma atividade extra de sala de aula.
Com
o tempo tais práticas levaram à compreensão que as TIC poderiam auxiliar bem
mais em todo o trabalho pedagógico e administrativo da escola, possibilitando
uma participação mais efetiva na resolução dos problemas, bem como uma
aproximação maior de toda a comunidade escolar, trocando experiências e
informações que venham a contribuir para o sucesso da unidade escolar. E, para
tanto, não basta apenas que os professores sejam capacitados, faz-se necessário
que os gestores tenham uma percepção que ele é o articulador de todo esse
processo. Por isso, deverá ter uma formação adequada, de modo a promover a
incorporação de toda a escola ao projeto de TIC que objetiva a otimização do
trabalho pedagógico e administrativo, visando a construção de uma cultura que
modifique os rumos educacionais de sua instituição escolar.
Como
suporte para todo esse processo de inovação, encontra-se disponível na web
ambientes de interação e trocas de experiências denominados de redes
colaborativas de aprendizagem, onde cada pessoa navega conforme seus interesses,
expressando suas opiniões, bem como absorvendo conhecimentos que venham a
auxiliar sua prática pedagógico/administrativa.
Como
parceiro nessa nova perspectiva educacional, a SEED do Ministério da Educação,
através do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINF) disponibiliza
formação para gestores, coordenadores e professores de modo a oferecer
ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos de TIC em suas
unidades escolares, através de parcerias com Universidades e secretarias de
educação, fomentando a criação de rede colaborativa que possa contribuir para a
expansão de uma identidade tecnológica a favor da educação.
2)
Citações principais do texto:
“As
tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na
educação para informatizar as atividades administrativas, (...) no que se
refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno. Posteriormente,
as TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma integração às
atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais.” (p.1)
“Há que se empregar nas ações de hoje todos os recursos
disponíveis, inclusive as TIC, tendo em vista a criação de comunidades
colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias redes de conhecimentos,
cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e mais humanitária.” (p.2)
“Assim, as TIC podem ser
incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da
escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a
criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios
para a tomada de decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas
produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de
projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; a
representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva
aprendizagem.” (p.3)
“A incorporação das TIC na
escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores
e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitas do trabalho em
realização, uma vez que o sucesso desta incorporação está diretamente
relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e
compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao
âmbito estritamente pedagógico da sala de aula. (...) Daí a importância da
formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da
direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de
ensino e de aprendizagem.” (p.4)
“Desta forma, a
incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à
formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes
escolares e seus colaboradores, propiciando-lhes o domínio das TIC para que
possam auxiliar na gestão escolar e, simultaneamente, provocar a tomada de
consciência sobre as contribuições dessa tecnologia ao processo de ensino e
aprendizagem.” (p.5)
“Entre os recursos disponíveis na Web (3), existe uma diversidade
de espaços que propiciam a interação e o desenvolvimento de atividades
colaborativas com a participação de educadores, pesquisadores, especialistas,
alunos e instituições que se dedicam à produção de novos conhecimentos.” (P.6)
“Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja
gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em
serviços que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de
aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da
escola, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade
da escola e com o contexto em que se encontra inserida.” (p.9)
3) Comentários
A
autora nos oferece uma reflexão a respeito do uso da TIC no ambiente escolar,
nos levando a perceber que de uma forma colaborativa, podemos mudar o modo
de desenvolver nosso trabalho educativo,
buscando empregar os recursos tecnológicos de forma mais precisa, englobando
todos os integrantes do ambiente escolar.
Foi
apresentada também a importância da capacitação, não só dos professores, mas do
gestor, para que este possa criar uma unidade tecnológica e educativa em toda a
escola, buscando articular a participação de todos na resolução dos problemas
apresentados, bem como encurtando a distancia com todos os parceiros da escola
(comunidade escolar), e que não estamos só, que há ambientes virtuais onde
podemos interagir com os outros, expressando nossa ideias, bem como absorvendo
experiências favoráveis à nossa prática educativa.
4)Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
A
TIC é uma ferramenta de grande importância em qualquer atividade profissional,
porém, como vamos usá-la em nossas atividades escolares?
A
educação pode e deve fazer uso em grande escala dessas tecnologias, buscando
alternativas que venham a contribuir para o aprimoramento do trabalho
pedagógico, mas nós profissionais de educação estamos abertos para que essa
tecnologia faça parte de nossa prática?
Há
uma grande rede de informações disponíveis para o aprimoramento das práticas
educacionais, estamos fazendo uso, buscando compartilhar nossas opiniões e
buscando caminhos alternativos para os problemas vivenciados em nossa sala de
aula?
Os
gestores estão integrados com as tecnologias de modo a abrir a escola para que
todos possam participar opinar e mostrar caminhos para a solução das demanda
apresentadas?
Há
um mundo tecnológico a ser explorado e aproveitado na educação, resta saber se
a educação quer explorar e aproveitar deste mundo?
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