Fichamento 2 - Gestão de Tecnologias na Escola

Gestão Escolar e Tecnologias
Gestão de Tecnologias na Escola
ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002. Disponível em: <http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1135>

Resumo:
É apresentada no texto a importância da tecnologia no ambiente escolar. Inicialmente essa tecnologia era usada apenas a nível administrativo, de modo a organizar o fluxo de alunos, demanda de vagas e tudo que se referia à vida escolar do aluno. Depois foi expandido para a área que pedagógica. Alguns educadores passaram a utilizar a tecnologia em suas aulas, porém sem um gancho com os conteúdos ministrados, limitando-se a visitas ao laboratório de informática, muitas vezes sob a tutela de outro profissional responsável pelo laboratório, se tornando uma atividade extra de sala de aula.
Com o tempo tais práticas levaram à compreensão que as TIC poderiam auxiliar bem mais em todo o trabalho pedagógico e administrativo da escola, possibilitando uma participação mais efetiva na resolução dos problemas, bem como uma aproximação maior de toda a comunidade escolar, trocando experiências e informações que venham a contribuir para o sucesso da unidade escolar. E, para tanto, não basta apenas que os professores sejam capacitados, faz-se necessário que os gestores tenham uma percepção que ele é o articulador de todo esse processo. Por isso, deverá ter uma formação adequada, de modo a promover a incorporação de toda a escola ao projeto de TIC que objetiva a otimização do trabalho pedagógico e administrativo, visando a construção de uma cultura que modifique os rumos educacionais de sua instituição escolar.
Como suporte para todo esse processo de inovação, encontra-se disponível na web ambientes de interação e trocas de experiências denominados de redes colaborativas de aprendizagem, onde cada pessoa navega conforme seus interesses, expressando suas opiniões, bem como absorvendo conhecimentos que venham a auxiliar sua prática pedagógico/administrativa.
Como parceiro nessa nova perspectiva educacional, a SEED do Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINF) disponibiliza formação para gestores, coordenadores e professores de modo a oferecer ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos de TIC em suas unidades escolares, através de parcerias com Universidades e secretarias de educação, fomentando a criação de rede colaborativa que possa contribuir para a expansão de uma identidade tecnológica a favor da educação.

2) Citações principais do texto:
“As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, (...) no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno. Posteriormente, as TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma integração às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais.” (p.1)
“Há que se empregar nas ações de hoje todos os recursos disponíveis, inclusive as TIC, tendo em vista a criação de comunidades colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias redes de conhecimentos, cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e mais humanitária.” (p.2)
 “Assim, as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; a representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva aprendizagem.” (p.3)
 “A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitas do trabalho em realização, uma vez que o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao âmbito estritamente pedagógico da sala de aula. (...) Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem.” (p.4)
 “Desta forma, a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores, propiciando-lhes o domínio das TIC para que possam auxiliar na gestão escolar e, simultaneamente, provocar a tomada de consciência sobre as contribuições dessa tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem.” (p.5)
“Entre os recursos disponíveis na Web (3), existe uma diversidade de espaços que propiciam a interação e o desenvolvimento de atividades colaborativas com a participação de educadores, pesquisadores, especialistas, alunos e instituições que se dedicam à produção de novos conhecimentos.” (P.6)
“Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se encontra inserida.” (p.9)

3) Comentários
A autora nos oferece uma reflexão a respeito do uso da TIC no ambiente escolar, nos levando a perceber que de uma forma colaborativa, podemos mudar o modo de  desenvolver nosso trabalho educativo, buscando empregar os recursos tecnológicos de forma mais precisa, englobando todos os integrantes do ambiente escolar.
Foi apresentada também a importância da capacitação, não só dos professores, mas do gestor, para que este possa criar uma unidade tecnológica e educativa em toda a escola, buscando articular a participação de todos na resolução dos problemas apresentados, bem como encurtando a distancia com todos os parceiros da escola (comunidade escolar), e que não estamos só, que há ambientes virtuais onde podemos interagir com os outros, expressando nossa ideias, bem como absorvendo experiências favoráveis à nossa prática educativa.

4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
A TIC é uma ferramenta de grande importância em qualquer atividade profissional, porém, como vamos usá-la em nossas atividades escolares?
A educação pode e deve fazer uso em grande escala dessas tecnologias, buscando alternativas que venham a contribuir para o aprimoramento do trabalho pedagógico, mas nós profissionais de educação estamos abertos para que essa tecnologia faça parte de nossa prática?
Há uma grande rede de informações disponíveis para o aprimoramento das práticas educacionais, estamos fazendo uso, buscando compartilhar nossas opiniões e buscando caminhos alternativos para os problemas vivenciados em nossa sala de aula?
Os gestores estão integrados com as tecnologias de modo a abrir a escola para que todos possam participar opinar e mostrar caminhos para a solução das demanda apresentadas?
Há um mundo tecnológico a ser explorado e aproveitado na educação, resta saber se a educação quer explorar e aproveitar deste mundo?


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