sexta-feira, 5 de julho de 2013

Fichamento - Funções e Papéis da Tecnologia

Gestão Escolar e Tecnologias
Funções e Papéis da Tecnologia
VIEIRA, A. T. Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004. Disponível em: <http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1135>

Resumo:
Nota-se no texto, que o autor fala da tecnologia no trabalho pedagógico nas escolas, ressaltando a importância do domínio das tecnologias pelos profissionais da educação. São elencados pontos referentes ao cotidiano escolar no que se refere a otimização das questões pedagógicas e administrativas, buscando solucionar  as diversas problemáticas da escola.
É ressaltada, também, a importância do gestor escolar fazer uma leitura da unidade escolar, verificando os reais problemas que esta enfrenta e como este irá usar a tecnologia para a solução destes problemas, englobando todos os funcionários a fim de que cada um possa dar sua contribuição para um ambiente melhor e mais eficaz.

2) Citações principais do texto:
“Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, seja em atividades de programação de rotinas e processos (...)” (p.1)
“Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transportando-os para o seu trabalho e aplicando-os no cotidiano da sala de aula.” (p.1)
“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; (...)” (p.3)
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações. (...) para produzir conhecimento é necessário que haja mente(s) que trabalhe(m). Além de incorporar experiências, valores, informações contextualizadas, insights, conhecimentos pressupõe que o conhecimento proporcione uma estrutura capaz de avaliar e incorporar novas experiências e informações.” (p.3)
“Então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais) entre pessoas que os detêm — simplesmente porque trabalham juntas, no mesmo ambiente, ou a partir de reflexões que realizam a respeito de rotinas e procedimentos já estruturados em uma instituição escolar.” (p.5)

3) Comentários
Após a leitura do texto e relembrando algumas experiências pessoais, acredito que nós profissionais de educação primeiro temos que rever nossa prática pedagógica e encararmos a realidade a fim de buscarmos, juntos soluções adequadas aos nossos problemas.
Nas observações de Vieira (2004) quando ele fala que “conhecimentos derivam de informações” é latente o fato que, em um ambiente onde a “mercadoria” principal  oferecida é o conhecimento a  serviço da transformação pessoal/social, os profissionais que ali estão possam utilizar todos esses conhecimentos/ferramentas disponíveis para melhorar seu trabalho.
Quando a equipe gestora está totalmente inserida no contexto escolar, conhecendo suas demandas, esta pode criar situações favoráveis aos seus profissionais para que eles se familiarizem com as TIC disponíveis na instituição, mostrando-os em como utiliza-las em sala de aula, bem como para aperfeiçoar o trabalho administrativo da escola.
É importante sabermos que podemos contribuir favoravelmente, analisando a situação e nos colocando como participe do processo, buscando em conjunto, as melhores alternativas para o bom andamento do trabalho escolar, pois as tecnologias, em si só, não podem resolver os problemas, apenas são ferramentas. O que faremos e como mudaremos nossa situação? Só nós profissionais poderemos indicar os caminhos possíveis para nossas demandas, através de nossas vivencias e nosso profissionalismo.

4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
Ainda nos falta tecnologia em nossas escolas? Ou nos falta qualificação? Ou falta gerenciamento desses recursos por parte de nossos gestores?
Por um longo tempo reivindicamos que o governo equipasse as escolas com tecnologias- tv, vídeos, computadores-, demorou, mas isso foi feito. Porém esqueceram todos, que este não era o único entrave para que a escola estivesse conectada com as TIC’s, faltava qualificação dos profissionais de educação para o uso de TIC no ambiente escolar.
Mas, acredito que o grande vilão de toda essa transformação esteja enraizado na negação do profissional em querer mudar, buscar novos conhecimentos, novas práticas educacionais.

Estamos sedentos por transformações educacionais, mas estamos dispostos a participar ativamente dessa transformação?

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