Gestão
Escolar e Tecnologias
Funções
e Papéis da Tecnologia
VIEIRA,
A. T. Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.
Disponível em: <http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1135>
Resumo:
Nota-se
no texto, que o autor fala da tecnologia no trabalho pedagógico nas escolas,
ressaltando a importância do domínio das tecnologias pelos profissionais da
educação. São elencados pontos referentes ao cotidiano escolar no que se refere
a otimização das questões pedagógicas e administrativas, buscando
solucionar as diversas problemáticas da
escola.
É
ressaltada, também, a importância do gestor escolar fazer uma leitura da
unidade escolar, verificando os reais problemas que esta enfrenta e como este
irá usar a tecnologia para a solução destes problemas, englobando todos os
funcionários a fim de que cada um possa dar sua contribuição para um ambiente
melhor e mais eficaz.
2)
Citações principais do texto:
“Sabemos
dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o
aluno, seja em atividades de programação de rotinas e processos (...)” (p.1)
“Sabemos
também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os
conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transportando-os para o
seu trabalho e aplicando-os no cotidiano da sala de aula.” (p.1)
“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na
transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no
que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; (...)” (p.3)
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e
bem mais rico do que os dados e as informações. (...) para produzir
conhecimento é necessário que haja mente(s) que trabalhe(m). Além de incorporar
experiências, valores, informações contextualizadas, insights, conhecimentos
pressupõe que o conhecimento proporcione uma estrutura capaz de avaliar e
incorporar novas experiências e informações.” (p.3)
“Então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o
conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um
determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas
(presenciais ou virtuais) entre pessoas que os detêm — simplesmente porque
trabalham juntas, no mesmo ambiente, ou a partir de reflexões que realizam a
respeito de rotinas e procedimentos já estruturados em uma instituição escolar.”
(p.5)
3) Comentários
Após
a leitura do texto e relembrando algumas experiências pessoais, acredito que
nós profissionais de educação primeiro temos que rever nossa prática pedagógica
e encararmos a realidade a fim de buscarmos, juntos soluções adequadas aos
nossos problemas.
Nas
observações de Vieira (2004) quando ele fala que “conhecimentos derivam de
informações” é latente o fato que, em um ambiente onde a “mercadoria”
principal oferecida é o conhecimento
a serviço da transformação
pessoal/social, os profissionais que ali estão possam utilizar todos esses
conhecimentos/ferramentas disponíveis para melhorar seu trabalho.
Quando
a equipe gestora está totalmente inserida no contexto escolar, conhecendo suas
demandas, esta pode criar situações favoráveis aos seus profissionais para que
eles se familiarizem com as TIC disponíveis na instituição, mostrando-os em
como utiliza-las em sala de aula, bem como para aperfeiçoar o trabalho
administrativo da escola.
É
importante sabermos que podemos contribuir favoravelmente, analisando a
situação e nos colocando como participe do processo, buscando em conjunto, as
melhores alternativas para o bom andamento do trabalho escolar, pois as
tecnologias, em si só, não podem resolver os problemas, apenas são ferramentas.
O que faremos e como mudaremos nossa situação? Só nós profissionais poderemos
indicar os caminhos possíveis para nossas demandas, através de nossas vivencias
e nosso profissionalismo.
4)Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Ainda
nos falta tecnologia em nossas escolas? Ou nos falta qualificação? Ou falta
gerenciamento desses recursos por parte de nossos gestores?
Por
um longo tempo reivindicamos que o governo equipasse as escolas com
tecnologias- tv, vídeos, computadores-, demorou, mas isso foi feito. Porém
esqueceram todos, que este não era o único entrave para que a escola estivesse
conectada com as TIC’s, faltava qualificação dos profissionais de educação para
o uso de TIC no ambiente escolar.
Mas,
acredito que o grande vilão de toda essa transformação esteja enraizado na
negação do profissional em querer mudar, buscar novos conhecimentos, novas
práticas educacionais.
Estamos
sedentos por transformações educacionais, mas estamos dispostos a participar
ativamente dessa transformação?
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